terça-feira, 28 de abril de 2009

FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO



FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO

A Festa do Divino tem sua origem em Portugal e foi estabelecida pela rainha Dª. Isabel, casada com o Rei D. Diniz, por volta das Primeiras décadas do século XIV.

0 Imperador do Divino gozava de direitos próprios de um soberano, libertando presos comuns em certas localidades Portuguesas e brasileiras.

Para a organização da festividade havia a FOLIA DO DIVINO, grupo de pessoas pedindo e recebendo auxilio de toda a espécie A folia constituía-se de músicos e cantores com a Bandeira do Divino, ilustrada com a pomba simbólica. Essas FOLIAS percorriam grandes regiões, gastando semanas ou meses inteiro.

A festa do Senhor Divino é uma festa móvel, contados os quarenta dias da quaresma, é a Quinta feira da ascensão do Senhor e dez dias depois é o Domingo de Pentecostes, dia do Divino.

Antigamente, os festeiros eram nomeados, simbolizando o tempo da monarquia. Daí a exigência das figuras do Imperador e da Imperatriz, e com mais juizinhos.

Os festeiros em Cuiabá ofereciam almoço aos devotos. Essa prática foi modificando-se aos poucos. As comemorações tinham início com a chamada visitação do Espírito Santo, uma peregrinação pelas ruas da cidade visitando todos os lares que quisessem receber o Espírito Santo.

A festa começa em maio e prolonga-se até junho, encerrando-se no Domingo de Pentecostes.
De acordo com a igreja Católica, o Divino Espírito Santo é uma das pessoas da Santíssima Trindade, que representa um único Deus. Essa doutrina, entretanto, não tem correspondência nos conteúdos do culto aos Santos do catolicismo popular brasileiro.




4 comentários:

  1. O CANTOR E GUITARRISTA SANDRO DE ANDRADE EX BANDA EXODUS E ORASAMBA TAMBÉM ESTARÁ NA FESTA DO DIVINO LANÇANDO SEU NOVO CD, JUNTAMENTE COM A BANDA VIDA RELUZ DE SP E BANDA ATHOS DE CUIABÁ.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. www.myspace.com/sandrodeandrade

    www.youtube.com/sandrocba

    ResponderExcluir