terça-feira, 28 de abril de 2009

Pastoral da Eucaristia


Pastoral da Eucaristia

Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística - M.E.C.E

O ministério da Eucaristia deve ser exercido por cristãos leigos, responsáveis e comprometidos com sua comunidade paroquial. Quando chamados, são devidamente preparados para exercerem tal ministério com competência e seriedade.

Existe uma escala fixa para participação dos ministros em todas as missas. Para as grandes celebrações, todos são convocados a estarem presentes e à disposição para as diversas atividades dentro da celebração.

Atribuições do Ministro Extraordinário da Eucaristia

  • Auxiliar os sacerdotes na distribuição da Eucaristia da Missa e em outras celebrações litúrgicas.
  • Distribuir a Eucaristia no Culto Dominical e nos Cultos nos dias Santos de Guarda.
  • Levar e distribuir a Eucaristia aos doentes e idosos.
  • Celebrar as exéquias na ausência do sacerdote.
  • Expor o Santíssimo Sacramento para a adoração dos fiéis.
  • Quanto à animação de comunidades.

Serviço importante dos ministros é ser formador e animador de comunidades. As pequenas comunidades podem e devem ser formadas a partir de reuniões com vizinhos, parentes, amigos. Animadas e estimuladas, pelos ministros da Eucaristia, estas comunidades estudam e refletem a Palavra de Deus e assim, numa ação conjunta, constroem o Reino de Deus.

Quanto à Celebração da Palavra, na ausência dos ministros ordenados.

Na falta do bispo, do presbítero ou do diácono, o ministro extraordinário pode presidir o culto, seguindo roteiros já existentes para essa finalidade.

Quanto ao serviço de atendimento aos enfermos.

Em conjunto com a Pastoral da Saúde, os ministros atendem inúmeras pessoas idosas e doentes, residentes na comunidade e que não têm condições de se deslocarem até a igreja para participar da santa missa.

Os ministros levam a Eucaristia e também levam uma palavra de esperança, carinho, amor, afeto, que são muito importantes para essas pessoas.

Se você é paroquiana ou paroquiana e tem alguma pessoa enferma ou idosa na família, que gostaria de receber a Sagrada Eucaristia, entre em contato com a pastoral de sua comunidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário