O Divino Espírito Santo começou a ser festejado em Portugal no início do século XIV. Os festejos surgiram no Brasil nos tempos coloniais, no reinado de Dom João VI. No século XVII espalhou-se por todas as colônias portuguesas. A Festa do Divino tornou-se tradicional e se cristalizou em estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso e Goiás. Curiosamente, a denominação de imperador, para o principal festeiro do evento, originou-se do fato de Dom Pedro I ter sido Imperador e não Rei do Brasil.
Em Cuiabá, nas primeiras décadas do século passado, a cidade chegou a ter duas festas do Divino Espírito Santo: uma do bairro do Porto e outra da Catedral, com poucos dias de diferença uma da outra. Em meados da década de 30, a Festa do Divino foi unificada e, na memória dos cuiabanos mais antigos ainda resistem as imagens das festas que aconteciam no Campo d’Ourique, com direito a touradas, local onde atualmente está sediada a Câmara Municipal de Mato Grosso.
Confira abaixo a programação da Festa do Senhor Divino:
10 a 18 de maio – as 19:00h Novena e adoração ao Divino Espírito Santo
TRIDUO - 19 A 21 DE MAIO
DIA 22 DE MAIO DE 2010 Celebração Comunitária com jantar, barracas, baile e muitas atrações. E também escolhas dos festeiros 2011 DIA 23 DE MAIO DE 2010 - fESTIVAL DE PRÊMIOS A PARTIR DAS 11:30H COM ALMOÇO DIA 23 DE MAIO DE 2010 - Procissão e Missa ao Divino Espirito Santo às 18:ooh
VISITA DA BANDEIRA Abertura dia 10 de abril as 08:00h Abril: 10-11-18-21-24e25 saindo da matriz das 08:00 as 11:00h e das 14:00 as 17:00h Maio: 01-02-09-15-e16 saindo da Matriz das 8:00 as 11:00 e das 14:00 as 17:00h
PALÁCIO PAIAGUÁS Abril: 12,13,14,15,15,16,17,20,22,23,27,28,29 e 30 - saindo da Matriz as 14:00h Maio: 03,04,05,06,0710,11,12,13,14,17,18,19 e 20 saindo da Matriz as 14:00h
BRASIL: 15/04/2009
Igreja Missionária
O país na Missão Continental
“O ardor missionário dará à Igreja um dinamismo próprio, caracterizado pelo espírito de abertura, universalidade, diálogo ecumênico, itinerância, serviço e radicalidade cristã”.
O Brasil na Missão Continental é o novo Projeto Nacional de Evangelização (Doc. n.º 88 da CNBB). Com o lema:
- “A alegria de ser discípulo missionário”, o projeto nasce inspirado na Conferência de Aparecida e foi assumido pelas novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE, Doc. n.º 87 da CNBB) aprovadas na 46.ª Assembleia Geral da CNBB, em abril de 2008.
Respondendo ao que havia sido determinado em Aparecida, a Grande Missão foi lançada oficialmente, em nível continental, no encerramento do 3.º Congresso Americano e 8.º Congresso Latino-Americano (CAM 3 – Comla 8), em Quito, Equador, no dia 17 de agosto de 2008. Na ocasião, representantes das diversas Conferências Episcopais do continente receberam do arcebispo de Aparecida e presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano, CELAM, dom Raymundo Damasceno Assis, uma Bíblia e a Capelinha (Tríptico) do Cristo da Missão, dois símbolos do projeto. A partir desse mandato as diversas Igrejas particulares começaram a articulação para implantar a Missão em cada país.
A Comissão para a Missão Continental no Brasil elaborou o projeto que, apesar de já estar em curso em algumas dioceses, será lançado oficialmente na 47.ª Assembleia Geral da CNBB a realizar-se, em Itaici – Indaiatuba, SP, de 22 de abril a 1 de maio do corrente ano. O projeto “o Brasil na Missão Continental” está em plena comunhão com todas as Igrejas particulares da América Latina e do Caribe e tem por objetivo “abrir-se ao impulso do Espírito Santo e incentivar, nas comunidades e em cada batizado, o processo de conversão pessoal e pastoral ao estado permanente de Missão, para a Vida plena”.
Proporcionar a experiência do discipulado, no encontro com Cristo; promover a formação em todos os níveis para sustentar a conversão pessoal e pastoral do discípulo missionário; repensar as estruturas de nossa Ação Evangelizadora para um compromisso de ir e atingir a quem normalmente não atingimos; favorecer o acesso de todos, a partir dos pobres, à “atrativa oferta da vida mais digna em Cristo” (cf.DA 361); aprofundar a Missão como serviço à humanidade; e discernir os sinais do Espírito Santo na vida das pessoas e na história, são alguns dos objetivos específicos do projeto. Nesse sentido a Missão Continental se torna um grande projeto de Animação Missionária que desperta os cristãos, discípulos missionários no continente para a missão Ad Gentes, Ad Extra, além-fronteiras.
É bom lembrar que o continente americano, com 46 países e uma população de 910.000.000, entre os quais 490.000.000 católicos (48% dos católicos no mundo) deixa a desejar quando se trata de contribuir com o envio de missionários e missionárias, sacerdotes, religiosos, religiosas, diáconos, leigos e leigas para os demais continentes. Se a América do Norte recebe 1.645 missionários e envia 8.193, a América Latina recebe 12.011 missionários e envia apenas 5.785. Diante desses números, de fato no continente americano a missão Ad Extra é essencial se quisermos que a Missão Continental se converta num compromisso sério. Eis o maior desafio do projeto “O Brasil na Missão Continental” que deverá se desenvolver nas paróquias e dioceses, visando uma renovação das comunidades e uma contribuição efetiva com a missão universal. A missão Ad Gentes é parte constitutiva da própria natureza da Igreja.
Capelinha Missionária
O Tríptico do Cristo da Missão ou Capelinha Missionária é um dos símbolos da Grande Missão Continental. Obra de Eduardo Velásquez, artista peruano, o Tríptico foi um presente do papa Bento XVI à Conferência de Aparecida. (cf. DA, pág. 284). Bento XVI deixou aos países da América Latina e do Caribe o presente de sua presença, de sua oração, de suas palavras vivificantes e valentes. Junto a isso está o dom deste Tríptico que representa o “Cristo do envio”. O povo crente o irá recebendo não só como uma ilustração de verdades. Talvez o faça seu e o transforme, pela oração, em um ícone de sua devoção fervorosa e confiante, em uma parábola iconográfica na qual se unem o credo da fé com a pessoa do Sucessor de Pedro.
A Igreja Latino-Americana e do Caribe considera como marco inicial de sua evangelização um ícone:
- a figura mestiça de Maria de Guadalupe, representada no manto de São João Diego.
Bento XVI retomou esta tradição e entregou aos bispos participantes do Encontro de Aparecida um Tríptico evangelizador e devocional.
Nele estão contidos a espiritualidade e o programa pastoral característicos que propõe o lema da V Conferência:
- “Discípulos missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos Nele tenham vida”.
“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14, 6). O Tríptico flui da tradição da arte cuzquenha (de Cusco, cidade peruana). Com ele se encontra simbolicamente, em Aparecida, a cultura andina que partilham os países do Oceano Pacífico com o mundo de língua portuguesa das costas do Atlântico, ao qual pertence o Santuário Nacional mariano do Brasil
Na PAROQUIA DIVINO ESPIRITO SANTO Segue o calendário abaixo:
* Canção Nova - Cuiabá * Paroquia Divino Espirito Santo - Cuiabá * Secretarias das Paroquias em Cuiabá
Informações: (65) 3641 - 2413 (65) 9601 - 6696
FESTA DO DIVINO ESPIRITO SANTO
A Paróquia Divino Espírito Santo tem a honra de convidar v.Sª e Familiares para a festra de seu PADROEIRO, a ser realizada nos dias 23, 24 30 e 31 de Maio de 2009, na Sede da paróquia.
NOVENA E ADORAÇÃO AO DIVINO ESPIRITO SANTO Dia 10 de maio - Matriz - 19:00h Abertura da novena Espírito Santo Fonte de Fraternidade Justiça e Paz Dia 11 de maio - Dom da sabedoria Dia 12 de maio - Dom da fortaleza Dia 13 de maio - Dom do Conselho Dia 14 de maio - Dom do Entendimento Dia 15 de maio - Dom da Piedade Dia 16 de maio - Dom do Temor de Deus Dia 17 de maio - Dom da Ciência Dia 17 de maio - Fonte de Fraternidade Justiça e Paz às 19:00 h encerramento
TRÍDUO 26, 27, 28 DE MAIO - 19:00H
DIA 23 DE MAIO DE 2009 Celebração Comunitária com jantar, barracas, baile e muitas atrações
DIA 24 DE MAIO DE 2009 A partir das 11:30 Festival de Pêmios com almoço 1º prêmio : 1 carro zero Km - 2º prêmio: 1 Moto zero Km - 3º Prêmio: TV LCD - 4º Prêmio: Computador - 5º Prêmio: 1 playstation 2
Dia 30 de maio - 21:00h Show Religioso com a Banda VIDA RELUZ
Dia 31 de maio Procissão e Missa ao Divino Espírito Santo as 18:00h
35º ENCONTRO NACIONAL DE PASTORAL LITURGICA
35º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica
Cantai ao Senhor com ar
te e com alma (Sl 32, 3). A música na Liturgia
O Secretariado Nacional de Liturgia vai realizar o 35º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica nos dias 27 a 31 de Julho de 2009.
A sua presença faz parte do histórico deste encontro e consideramo-la importante. A sua participação enriquece a Igreja com o contributo do seu estudo e da sua oração. Vimos apresentar o programa e as informações que precisa para fazer a sua inscrição. Agradecemos a divulgação desta actividade junto das pessoas a quem a liturgia mais interessa por razões do exercício de algum dos ministérios litúrgicos.
Este Encontro será dedicado à temática da Música na Liturgia. O canto e a música desempenham uma função importante nas celebrações litúrgicas. Embora todos os anos se atribua à música o lugar de relevo que merece, este ano propomo-nos abordar a questão da música dum modo mais aprofundado. Além das quatro conferências destinadas a todos, oferecemos uma renovada Escola de Ministérios destinada a sete grupos específicos: ministros ordenados, cantores (salmistas e leitores), elementos de grupos corais, a assembleia, organistas e instrumentistas, responsáveis pela música litúrgica da paróquia (um novo serviço), os acólitos.
Estão abertas as inscrições. Pode fazê-lo via Internet ( www.liturgia.pt ) ou para o endereço: Secretariado Nacional de Liturgia Casa de Santa Ana Santuário de Fátima 2496-908 FÁTIMA
Os melhores cumprimentos. Secretariado Nacional de Liturgia
OBJETOS LITURGICOS
Liturgia
Objetos Litúrgicos
ALTAR: Mesa onde se realiza a ceia Eucarística; ela representa o próprio Jesus na Liturgia.
CÁLICE: Taça onde se coloca o vinho que vai ser consagrado.
-
-
PATENA: Prato onde são colocadas as hóstias para a consagração.
CORPORAL: Pano quadrangular de linho com uma cruz no centro; sobre ele é colocado o cálice, a patena e a âmbula para a consagração.
-
-
PALA: Cobertura quadrangular para o cálice.
GALHETAS: Recipientes onde se coloca a água e o vinho para serem usados na Celebração Eucarística.
-
-
CRUCIFIXO: Fica sobre o altar ou acima dele, lembra a Ceia do Senhor é inseparável do seu Sacrifício Redentor.
LECIONÁRIOS: Livros que contém as leituras da Missa. Lecionário ferial (leituras da semana); lecionário santoral (leitura dos santos), lecionário dominical (leituras do Domingo).
-
-
MANUSTÉRGIO: Toalha usada para purificar as mãos antes, durante e depois do ato litúrgico.
MISSAL: Livro que contém o ritual da missa, menos as leituras.
-
-
SANGUÍNEO: Pequeno pano utilizado para o celebrante enxugar a boca, os dedos e o interior do cálice, após a consagração.
OSTENSÓRIO ou CUSTÓDIA: Objeto utilizado para expor o Santíssimo, ou para levá-lo em procissão.
-
-
TECA: Pequeno recipiente onde se leva a comunhão para pessoas impossibilitadas de ir à Missa.
AMBÃO: Estante onde é proclamada a palavra de Deus.
-
-
INCENSO: Resina de aroma suave. Produz uma fumaça que sobe aos céus, simbolizando as nossas preces e orações à Deus.
NAVETA: Objeto utilizado para se colocar o incenso, antes de queimá-lo no turíbulo.
-
TURÍBULO: Recipiente de metal usado para queimar o incenso.
ALFAIAS: Designam todos os objetos utilizados
no culto, como por exemplo, os paramentos litúrgicos.
ALIANÇA: Anel utilizado pelos noivos para
significar seu compromisso de amor selado no
matrimônio.
ANDOR: Suporte de madeira, enfeitado com
flores. Utilizados para levar os santos nas procissões.
ASPERGES: Utilizado para aspergir o povo com água-benta. Também conhecido pelos nomes de aspergil ou aspersório.
BACIA: Usada como jarro para as purificações
litúrgicas.
BÁCULO: Bastão utilizado pelos bispos.
Significa que ele está em lugar do Cristo Pastor.
BATISTÉRIO: O mesmo que pia batismal. É onde acontecem os batizados.
BURSA: Bolsa quadrangular para colocar o
corporal.
CALDEIRINHA: Vasilha de água-benta.
CAMPAINHA: Sininhos tocados pelo acólito
no momento da consagração.
CASTIÇAIS: Suportes para as velas.
CADEIRA DO CELEBRANTE: Cadeira no centro do presbitério que manifesta a função de presidir o culto.
CÍRIO PASCAL: Uma vela grande onde se pode
ler ALFA e ÔMEGA (Cristo: começo e fim) e o ano em curso. tem grãos de incenso que representam as
cinco chagas de Cristo. Usado na Vigília Pascal,
durante o Tempo Pascal, e durante o ano nos
batizados. Simboliza o Cristo, luz do mundo.
COLHERINHA: Usada para colocar a gota de
água no vinho e para colocar o incenso no turíbulo.
CONOPEU: Cortina colocada na frente do sacrário.
CREDÊNCIA: Mesinha ao lado do altar, utilizada
para colocar os objetos do culto.
CRUZ PROCESSIONAL: Cruz com um cabo maior
utilizada nas procissões.
CRUZ PEITORAL: Crucifixo dos bispos.
ESCULTURAS: Exitem nas Igrejas desde os primeiros séculos. Sua única finalidade litúrgica é ajudar a
mergulhar nos mistérios da vida de Cristo. O mesmo se pode dizer com relação às pinturas.
GENUFLEXÓRIO: Faz parte dos bancos da Igreja.
Sua única finalidade é ajudar o povo na hora de ajoelhar-se.
HÓSTIA: Pão Eucarístico. A palavra significa
"vítima que será" sacrificada.
HÓSTIA GRANDE: É utilizada pelo celebrante.
É maior apenas por uma questão de prática.
Para que todos possam vê-la na hora da elevação,
após a consagração.
JARRO: Usado durante a purificação.
LAMPARINA: É a lâmpada do Santíssimo.
LAVATÓRIO: Pia da Sacristia. Nela há toalha e
sabonete para que o sacerdote possa lavar as
mãos antes e depois da celebração.
LIVROS LITÚRGICOS: Todos os livros que
auxiliam na liturgia: lecionário, missal, rituais,
pontifical, gradual, antifonal.
LUNETA: Objeto em forma de meia-lua utilizado
para fixar a hóstia grande dentro do ostensório.
MATRACA: Instrumento do madeira que produz
um barulho surdo. Substitui os sinos durante a
semana santa.
PISCINA: antigo nome da pia da sacristia.
PÍXIDE: O mesmo que ÂMBULA.
PRATINHO: Recipiente que sustenta as galhetas.
PURIFICATÓRIO: O mesmo que sanguinho.
RELICÁRIO: Onde são guardados as relíquias
dos santos.
SACRÁRIO: Caixa onde é guardada a Eucaristia
após a celebração. Também é conhecida como TABERNÁCULO.
SANTA RESERVA: Eucaristia guardada no
SACRÁRIO.
TABERNÁCULO: O mesmo que SACRÁRIO.
VÉU DO CÁLICE: Pano utilizado para cobrir
o cálice.
VÉU DO CIBÓRIO: Capinha de seda branca
que cobre a âmbula. É sinal de respeito para
com a Eucaristia.
LEITURAS DO DIA 05/03/2009
Oração Pai, dá-me um coração grande, capaz de demonstrar um amor imenso ao meu semelhante, na total gratuidade e sem interpor restrições.
Oração Pai, quero estar pronto para ouvir os apelos de Jesus que me chama à conversão, a fim de me dispor, com generosidade, a viver em comunhão contigo, no teu Reino.
Oração Pai, dá-me a firme disposição de renunciar a todos os meus projetos pessoais, para abraçar unicamente o projeto de Jesus, mesmo devendo passar por sofrimentos.
As celebrações acontecem pelo desejo e o fervor das comunidades e graças a pessoas que se consagram a seu serviço, preparando e presidindo as celebrações, tirando tempo e energia para se qualificarem, garantindo, assim, a memória da páscoa no dia do Senhor. O serviço da presidência a cargo de homens e mulheres leigas é reconhecido pela CNBB como verdadeiro ministério litúrgico e vai sendo, pouco a pouco, acolhido pelas comunidades mediante a verificação da habilidade e da fé com que estas pessoas desempenham tal serviço. Vamos ver aqui algumas dicas concretas de como presidir bem essa ação de graças no dia do Senhor.
LEEITURAS DO DIA
Oração Pai, faze-me contemplar o brilho de tua glória em cada discípulo de teu Filho que se entrega ao serviço do Reino, com total generosidade, mesmo devendo enfrentar a morte. AMÉM
Oração Pai, transforma-me num seguidor fiel de Jesus, que saiba carregar a própria cruz e pôr-se no seguimento dele, mesmo devendo suportar humilhação e até a morte.
Oração da Equipe de Liturgia Divino Espírito Santo, iluminai as nossas mentes, transformai os nossos corações! Que este estudo nos ajude a mergulhar no mistério da fé e da vida celebrada em comunidade. Dai-nos força e coragem, sabedoria e criatividade. Queremos organizar uma Pastoral Litúrgica dinâmica, a fim de que todo o vosso povo participe da liturgia de maneira mais plena, ativa e consciente. Amém