quinta-feira, 5 de março de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 05/03/2009



A bondade de Deus

Mt 7,7-12

- Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate. Por acaso algum de vocês, que é pai, será capaz de dar uma pedra ao seu filho, quando ele pede pão? Ou lhe dará uma cobra, quando ele pede um peixe? Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem!
- Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas.



LEITURA ORANTE
Faço a preparação à Leitura Orante, invocando o Espírito Santo:
Vem Espírito de Deus,
ilumina-me.
Quero abrir-me para colher os desafios
que o Senhor vai me apresentar hoje.

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Leio com atenção o texto indicado para o dia: Mt 7,7-12.
Jesus usa alguns verbos na voz ativa, que me sugerem atitudes dinâmicas: "peçam", "procurem" "batam".
E garante-me que, a todas estas atitudes, terei uma resposta positiva.
E mais: para garantir que Deus tem cuidado e atenção por nós, usa a imagem do pai que não engana seu filho dando-lhe pedra em lugar de pão. E vai mais longe: se um pai só dá coisas boas a seu filho, muito mais o Pai do céu.
Finalmente, recomenda-me fazer aos outros o que desejo que me façam.

2. Meditação(Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?
A Palavra me diz que devo confiar e apresentar a Deus as minhas necessidades.
Diz-me ainda que devo sempre pensar, querer e fazer o bem, pois é o que desejo também para mim.
Reconheço que nem sempre desejo aos outros o mesmo que desejo para mim. Quantas vezes vejo pessoas muito prontas e gentis para com as outras: oferecem a vez, agradecem, pedem desculpas. Mas, às vezes, eu quero o melhor para mim: o melhor emprego, o melhor cargo, o melhor lugar no metrô, no ônibus, o melhor.... sem me preocupar muito com as outras pessoas.

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo com todas as pessoas que visitam este espaço
e comungo com as necessidades de cada uma.
Senhor, dá-me um olhar amplo para as possibilidades deste dia.
Deixa-me perceber onde precisas de mim,
para que eu possa animar alguém a se levantar e
ver a vida de modo mais positivo,
a enfrentar os problemas em vez de se queixar deles.
(Do livro: Em sintonia com Jesus, Anselm Grün)

4. Contemplação (Vida/ Missão)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou ter atenção mais viva hoje, para perceber os cuidados do Pai para conosco.
Também vou oferecer o melhor às pessoas com quem me relaciono.

Obs.: Se você quiser receber em seu endereço eletrônico o Evangelho do Dia, acesse e preencha o formulário de cadastro em http://www.paulinas.org.br/loja/CentralUsuarioLogin.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário