quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 18/02/2009



Jesus cura um cego

Mc 8,22-26

Depois Jesus e os discípulos chegaram ao povoado de Betsaida. Algumas pessoas trouxeram um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. Ele pegou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Então cuspiu, passou a saliva nos olhos do homem, pôs a mão sobre ele e perguntou:
- Você está vendo alguma coisa?
O homem olhou e disse:
- Vejo pessoas; elas parecem árvores, mas estão andando. Jesus pôs outra vez as mãos sobre os olhos dele. Dessa vez o cego olhou firme e ficou curado; aí começou a ver tudo muito bem. Em seguida, Jesus mandou o homem para casa e ordenou:
- Não volte para o povoado!

COMENTÁRIO
LEITURA ORANTE
Preparo-me para a Leitura Orante de hoje,
fechando os olhos por uns instantes e, colocando-me na presença de Deus, peço-lhe que toque em mim.

1. Leitura - O que a Palavra diz? (Verdade)
Leio o texto do dia: Mc 8,22-26.
Agora procuro compreender melhor o texto do Evangelho.
Algumas pessoas com visão levaram o cego a Jesus.
O cego assumiu sua cegueira.
Deixou-se conduzir pela mão por Jesus;
deixou que o levasse para fora do povoado, e cuspisse nos seus olhos,
impondo-lhe as mãos.
"Estou vendo as pessoas como se fossem árvores andando", disse o homem.
Ele via de forma confusa. Parece que lhe faltava mais luz, nitidez.
Então, Jesus impôs de novo as mãos sobre os olhos dele
e ele começou a enxergar perfeitamente.

2. Meditação - O que a Palavra diz para mim? (Caminho)
Também eu, você, confundimos pessoas com árvores, ou seja: ideal com realidade, pessoas com coisas.
O homem via sem nitidez. Às vezes, no olhar da vida, perdemos a nitidez, quando somos permissivos, damos um "jeitinho" e a nossa fé vai ficando descolorida, sem brilho, sem expressão,
sem luz, sem clareza.
O apóstolo Paulo, quando perseguia os cristãos, caiu por terra e nada enxergava.
Às vezes, não enxergamos bem dentro de nós.
Precisamos de óculos, ajuda para conseguir ver.
Esta espécie de embaçamento podem ser o nosso egoísmo, superstições,
nossas fraquezas, falta de perdão, inseguranças, mistura de crenças, inconstância, falta de solidariedade.
É preciso romper tudo isto que nos impede de caminhar.
É preciso deixar cair as "como que escamas", como aconteceu com Paulo, para ver com serenidade o que é real.
Deixemos que Jesus nos tome pela mão.
Deixemos que Ele coloque sua saliva salvadora em nossos olhos para vermos com mais nitidez as perspectivas na fé.

3.Oração - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (Vida)
Rezo com Paulo VI:
Oração para pedir a Fé
Senhor, eu creio, eu quero crer em Ti.
Senhor, faze que a minha fé seja total, sem reserva; que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas.

4. Contemplação e Missão - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (Vida)
Um novo olhar e nova disposição: Quero olhar o mundo e as pessoas como são, com o olhar transparente, livre de distorções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário