quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

PASTORAL LITURGICA


PASTORAL LITÚRGICA

O que é pastoral litúrgica?

Pastoral Litúrgica é o modo de organizar a comunidade, visando a formação litúrgica, a preparação e a realização de celebrações. Desta definição vamos destacar três palavras:

Organização: a primeira função da Pastoral Litúrgica é organizar a Liturgia que acontece em uma comunidade. Isso tem uma série de conseqüências: é preciso organizar a Pastoral Litúrgica em equipes. Apontaremos três: equipe litúrgica; equipe de celebração; equipe do ministério da música.

Equipe litúrgica tem como finalidade organizar todo o trabalho litúrgico da comunidade: missas, celebrações, horas santas, procissões, celebrações catequéticas, etc.

Equipes de celebração são encarregadas de fazer acontecer a celebração. Trabalham sempre em sintonia com o pessoal da música e com o padre. Se a equipe litúrgica é fixa, ao menos por um período, as equipes de celebrações são variáveis; são constituídas para uma missa ou para alguma celebração. Sempre, contudo, tais equipes devem ser constituídas com antecedência. Não se admite que antes da missa, por exemplo, alguém saia pela igreja à procura de pessoas para fazer leituras, comentários ou coisas do gênero.

Equipe do ministério da música, como o termo já diz, é a responsável pela música nas celebrações. Deve conhecer bem e ensaiar os cânticos periodicamente com a comunidade, estar atenta aos instrumentistas para perceber quem está capacitado a tocar algum instrumento na celebração, providenciar instrumentos e aparelhos de som que ajudem a celebrar bem.

Formação: a segunda função da pastoral litúrgica é a formação. Esta deve ser vista em dois níveis: a daqueles que fazer parte da pastoral litúrgica e a de toda a comunidade.

Quem trabalha com liturgia precisa ter boa formação: Todos os que fazem parte da pastoral litúrgica devem encontrar um tempo para estudar, refletir e rezar. Estudar o que é liturgia, o que é útil fazer ou omitir, o que a Igreja entende com cada uma das celebrações. Junte-se a isso a reflexão e a oração, o crescimento espiritual necessário para quem trabalha na pastoral litúrgica. Não basta ler bem ou cantar bonito; o membro da pastoral litúrgica precisa de espiritualidade para ajudar a comunidade a fazer experiência de Deus por meio da celebração.

Outro tipo de formação necessária diz respeito ao modo de comunicar-se durante a celebração. Por isso, cursos que ensinem técnicas para leitores, cantores, instrumentistas se fazem necessários periodicamente. Noções básicas de postura, tais como o modo de usar o microfone, de andar, de vestir-se, de animar uma comunidade celebrante, são imprescindíveis na formação litúrgica.

A formação litúrgica da comunidade: a formação de toda a comunidade também é necessária. Esta deve acontecer tanto na catequese como na celebração. A catequese pensa em promoção de dias ou tardes de formação para explicar o que significa liturgia, sacramentos, sacramentais e temas assim. Mas ocupa-se também com a catequese da comunidade. É o meio para levar crianças, jovens e adultos a aprender a celebrar liturgicamente.

Mesmo durante as celebrações, existem momentos catequéticos. Se é verdade que não se deve transformar a celebração numa catequese só, é também certo dizer que em alguns momentos ela se faz necessária, principalmente quando ajudar a celebrar melhor.

Preparação: uma das principais tarefas da pastoral litúrgica é a preparação das celebrações. A improvisação não deveria ter espaço em nenhuma celebração da comunidade, nem da parte do padre nem da parte das equipes.

“A celebração é o espelho da comunidade”: quer dizer, uma comunidade organizada, funcional e acolhedora é refletida nas liturgias. Quando, durante as celebrações, ninguém sabe ao certo o que deve fazer, como deve fazer, e isso transparece em forma de confusão, pode Ter certeza de que alguma coisa não está bem na comunidade.

Equipe litúrgica

A equipe Litúrgica é o coração e a ponta de lança no trabalho da pastoral litúrgica. É ela quem assume a dianteira na promoção de tudo aquilo que diz respeito à liturgia na comunidade e, até mesmo, nas mais diferentes atividades pastorais da comunidade. É ela quem está à frente para fazer a Pastoral Litúrgica acontecer.

Folhetos litúrgicos?

Numa tentativa de facilitar as celebrações, algumas comunidades adotam folhetos, livrinhos e outros subsídios em suas celebrações. Do mesmo modo, você pode pensar que é só ler que a celebração acontece. Pior que muitas comunidades agem assim; em vez de celebrar, lêem livros ou , pior ainda, passam o tempo todo lendo folhetos.

Claro que nada disso é celebração. O que os livros litúrgicos trazem, o que folhetos e livretes oferecem são apenas roteiros. Textos que precisam ganhar vida. Textos a serem utilizados numa celebração.

Pastoral do laço. Isso existe?

Existe sim! O triste, o chato é que essa pastoral do laço funciona freqüentemente em muitas comunidades desse nosso Brasil. Em termos de improvisação, a pior de todas, para a liturgia, é a “pastoral do laço”. É o seguinte: quando faltam poucos minutos para iniciar a celebração da missa, por exemplo, alguém sai da sacristia “laçando” pessoas para fazer comentários, leituras e – desespero total! – para entoar os cânticos.

Talvez, uma vez ou outra, alguém “furou” ou ficou doente.... um imprevisto aconteceu. Tudo bem! É compreensível e admite-se que alguém seja improvisado em casos assim. Mas isso deve ser a exceção da regra.

Plano de ação para a equipe litúrgica

Por plano de ação se entende o programa que a equipe litúrgica se dispõe a seguir no decorrer do calendário litúrgico da igreja. Neste plano entra também o projeto formativo litúrgico da comunidade e dos agentes da pastoral litúrgica.

Certamente outros projetos poderão fazer parte de um plano estabelecido a longo prazo. A formação de uma biblioteca litúrgica e o cuidado com a arte litúrgica da comunidade são exemplos de projetos que podem ser colocados em prática com a caminhada da equipe litúrgica, mas a longo prazo.

Um plano baseado no calendário litúrgico

Um meio para bem estruturar a equipe litúrgica é seguir o calendário litúrgico da igreja. Este possibilita organizar todas as atividades da equipe no decorrer do ano. Dessa forma, a equipe litúrgica poderá Ter um plano de ação que cobrirá todo o ano. Saberá de antemão quais as celebrações que deverá preparar, quando fará encontros de formação, com quem poderá contar nas diferentes celebrações que acontecerão durante o ano, quem serão os cantores e assim por diante. Tudo isso com a única finalidade de evitar o improviso que percebemos em tantas celebrações litúrgicas de nossas comunidades.

Um plano de ação junto com o padre

O padre deve ser o primeiro a conhecer o plano e estar ao par de tudo o que foi programado. Aliás, é de fundamental importância que o padre dê seu parecer durante toda a gestação do plano pastoral litúrgico a ser executado na comunidade. Pelo fato de o padre ser quem mais sente a liturgia da comunidade – uma vez que está em contato direto com ela todos os dias –, ele deve ser o primeiro interessado nas propostas e prioridades para a pastoral litúrgica da comunidade. É verdade que o padre tem mil e uma coisas para fazer e precisa estar em mais um reunião, em mais um planejamento. Acontece, e os padres concordam com isso, que este é básico. A igreja insiste categoricamente que a liturgia é o centro de toda a atividade da Igreja. O centro da pastoral da igreja. Não dá para deixá-la de lado. Nem mesmo pensar em fazê-la de qualquer jeito. O esforço do padre para que a liturgia seja bem feita deve existir e ser prioritário.

Mas, se o padre não pode, o plano vai para o lixo? Pode ser que sim, pode ser que não! Sim, se por acaso o padre não der a mínima para o plano e, pior ainda, se o boicotar. Aqui o negócio fica ruço. É quando devem entrar em ação as artimanhas diplomáticas, o diálogo, a conversa sincera para saber o porquê da rejeição ao plano.

Não, se por acaso o padre der liberdade para agir e, de antemão, sustentar, apoiar e até se engajar nele.

De fato, devemos ter presente que muitos padres não têm tempo para participar de todas as reuniões da comunidade. Mesmo assim, confiam no pessoal da equipe litúrgica, dão suas sugestões e fazem seus pedidos. Estão participando. Não como a gente gostaria que fosse, mas pelo menos não são ausentes.

Um plano que envolva toda a comunidade

A comunidade pode dizer algo? Não só pode, como deve dizer algo. Sobretudo, porque a comunidade é o principal sujeito da celebração litúrgica quando está reunida em assembléia celebrativa.

Como fazer isso? Muito simples! Basta elaborar uma boa pesquisa de campo. Perguntas breves, mais propostas de caráter opinativo, dão um retorno para ajudar na elaboração do plano de ação da Equipe Litúrgica. Não fazer essa pesquisa nas Missas, mas nos dias de formação e encontros da comunidade.

Um lembrete final

Pode ser que muita gente não sinta necessidade do plano. Então é preciso insistir. Sabe por quê? Porque em vida de comunidade nada vai adiante se não estiver bem planejado. Tenho certeza de que você concorda comigo, não é mesmo?!

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 26/02/2009



Por causa de Jesus

Lc 9,22-25

Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa. E continuou:
- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, no terceiro dia, será ressuscitado.
Depois disse a todos:
- Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto cada dia para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira. O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira e ser destruído?


Preparo-me para a Leitura Orante, com a oração:
Mestre: a tua vida me traça o caminho,
a tua doutrina confirma e ilumina os meus passos;
a tua graça me sustenta e me conduz no caminho do céu.
Tu és perfeito Mestre: dás o exemplo, me ensina e me animas a seguir-te.


LEITURA ORANTE
1.Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Leio o texto do dia: Lc 9,22-25.
Aquele que quiser seguir a Jesus, participar de sua vida e de sua missão, deverá percorrer o mesmo caminho dele. E ainda, renunciar ao poder, ao reino de um messias glorioso e vencedor. A causa é dele, que afirma: quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira.

2. Meditação (Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?
Também eu posso seguir Jesus. Assumir a sua causa.
Nos momentos de maiores dificuldades vou me lembrar que esta causa é primordial.
O seguimento de Jesus requer renúncia, busca de justiça e doação da vida por uma boa causa.
Podemos afirmar, a melhor causa.

3. Oração (Vida) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Senhor, não te peço que me tires a cruz.
Peço-te que me ajudes a carrregá-la.
Pois a causa é tua e minha também.

4. Contemplação/ Missão (Vida) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou deixar de lado toda vaidade e reconhecimento humano e ajudar alguém que sofre a carregar a sua cruz.
Esta causa é de Jesus e minha.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O QUE É LITURGIA















EVANGELHO DO DIA

O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita,
4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
6Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando.
Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa.
17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto,
18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

QUARESMA

Quaresma



Ver >>

A participação nos sacramentos pascais

A Liturgia da Quaresma, toda ela orientada para o mistério da Páscoa, está entretecida de sinais sacramentais, e, particular­mente, voltada para os sacramentos pascais. Não é em vão que S. Paulo nos recorda o mistério pascal no qual fomos sepultados pelo Baptismo (Cf. Rom. 6, 3-6). Não é sem motivo que a Euca­ristia é o sacramento e o sacrifício com o qual Jesus inaugurou a Páscoa nova. Não é porventura a Eucaristia o memorial da morte e ressurreição do Senhor?

É assim que a Igreja entende, desde os primeiros tempos. Por isso instituiu a Quaresma como tempo forte de vida catecumenal, em ordem ao Baptismo a celebrar na Vigília pascal; por isso manda os seus filhos comungarem eucaristicamente pela Páscoa da Ressurreição; por isso concedia aos penitentes a recon­ciliação pascal, em 5.ª feira santa, a fim de poderem participar em plenitude na Eucaristia da Vigília. Poder-se-ia dizer, em sín­tese, que a Quaresma é o grande tempo de preparação para os sacramentos da iniciação cristã, bem característicos do espírito da Páscoa. Com efeito é assim que a Igreja o entende, ao ordenar que os catecúmenos sejam iniciados sacramentalmente nessa Vigí­lia magna da Páscoa, depois da preparação do tempo quaresmal; é ainda assim que a Igreja o entende ao mandar que os fiéis reno­vem as promessas do Baptismo e participem na Eucaristia pas­cal; é ainda esse princípio que leva a Igreja a orientar os fiéis a receberem o sacramento da Confirmação no tempo pascal, de preferência, é finalmente, por isso, que a Igreja insiste na celebração da Reconciliação sacramental no tempo da Quaresma, a fim de que a graça do Baptismo seja renovada, e o cristão participe, de modo íntimo, no mistério da Redenção, através da comunhão eucarística.

Há, portanto, na espiritualidade e na acção pastoral da Qua­resma toda uma exploração a fazer dos valores sacramentais do Baptismo, do seu complemento que é a Confirmação, da Euca­ristia e do sacramento da Penitência, como condição para esta. Não pode haver pastoral de Quaresma sem pastoral sacramental, a qual, por sua vez, supõe e exige a pastoral da Palavra que abre para a fé. Não há espiritualidade da Quaresma, sem uma profunda vivência do Baptismo e da Eucaristia, e, como é óbvio, do sacra­mento da Penitência. A Quaresma, como tempo privilegiado de salvação, a convidar-nos todos os anos à conversão, há-de levar os cristãos a assumirem, conscientemente, a sua iniciação cristã, renovando-a e revivendo-a, sobretudo na Eucaristia pascal vivida em plenitude.


† D. Manuel Madureira, Bispo emérito do Algarve,

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

23º VINDE E VEDE


























Iniciou-se ontem dia 22 de fevereiro o 23º vinde e Vede organizado pela Arquidiciose de Cuiabá, Renovação Carismática Católica e Movimento Sacerdotal Mariano. O evento reaqlizado no Estadio Governadro José Frageli, mais conhecido como Verdão, reunião milhares de fiéis que puderam louvar ao Senhor, vivenciar pregações fantásticas e participar da Santa Missa. Este é o Carnaval do autêntico Cristão católico.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 21/02/2009



Jesus se transfigura

Mc 9,2-13

Seis dias depois, Jesus foi para um monte alto, levando consigo somente Pedro, Tiago e João. Ali, eles viram a aparência de Jesus mudar. A sua roupa ficou muito branca e brilhante, mais do que qualquer lavadeira seria capaz de deixar. E os três discípulos viram Elias e Moisés conversando com Jesus. Então Pedro disse a Jesus:
- Mestre, como é bom estarmos aqui! Vamos armar três barracas: uma para o senhor, outra para Moisés e outra para Elias.
Pedro não sabia o que deveria dizer, pois ele e os outros dois discípulos estavam apavorados. Logo depois, uma nuvem os cobriu, e dela veio uma voz, que disse:
- Este é o meu Filho querido. Escutem o que ele diz!
Aí os discípulos olharam em volta e viram somente Jesus com eles.
Quando estavam descendo do monte, Jesus mandou que não contassem a ninguém o que tinham visto, até que o Filho do Homem ressuscitasse. Eles obedeceram à ordem, mas discutiram entre si sobre o que queria dizer essa ressurreição. Então perguntaram a Jesus:
- Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?
Ele respondeu:
- É verdade que Elias vem primeiro para preparar tudo. Mas por que é que as Escrituras Sagradas afirmam que o Filho do Homem vai sofrer muito e ser rejeitado? Eu afirmo a vocês que Elias já veio, e o maltrataram como quiseram, conforme as Escrituras dizem a respeito dele.


LEITURA ORANTE
Este momento é muito especial no meu dia.
Faço silêncio no meu coração e peço luz ao Espírito.
Rezo com o Bem-aventurado Alberione:
Mestre,
Tu que iluminas todo homem e és a própria verdade:
eu não quero raciocinar senão como Tu ensinas,
nem julgar senão conforme os teus julgamentos,
verdade substancial, dada a mim pelo Pai:
"Vive na minha
mente, ó Jesus Verdade".


1.Leitura - O que a Palavra diz? (Verdade)
Leio atentamente a narrativa da Transfiguração em Mc 9,2-13.
Observo neste trecho do Evangelho alguns símbolos:
. "Monte muito alto" - a montanha indica o lugar de encontro com Deus
. "Roupa brilhante", ("luz") ¬. Quanto mais luz coloco num ambiente escuro, mais claro ele se tornará. Quanto mais Palavra de Deus tiver em mim, mais a luz de Deus brilhará em minha vida.
. "Tendas"- lugares de repouso e de oração.
. "Nuvem e sombra" simbolizam a presença de Deus.
Jesus se revela como verdadeiro Filho de Deus, Mestre a quem devo escutar e seguir em seu caminho de cruz e ressurreição.

2. Meditação - O que a Palavra diz para mim? (Caminho)
Preciso me aproximar mais e escutar a Palavra, condição para aprender do Mestre e ser seu/sua discípulo/a.

3. Oração - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (Vida)
Com esta oração de Alberione, expresso minha adesão e desejo de seguir Jesus.
Jesus Mestre,
que eu pense com a tua inteligência
e com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu Coração...
Que eu veja sempre com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça somente com teus ouvidos.
Que eu saboreie aquilo que tu gostas.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés sigam os teus passos.
Que eu reze com as tuas orações.
Que meu tratamento seja o teu.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim.
(Bem-aventurado Tiago Alberione)

4.Contemplação - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (Vida)
Levo comigo a luz de Jesus transfigurado. Quanto mais luz levar em meus olhos, minhas mãos, minhas palavras, mais iluminado estará o mundo em que vivo.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 20/02/2009



O convite de Jesus

Mc 8,34-9,1

Aí Jesus chamou a multidão e os discípulos e disse:
- Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa e por causa do evangelho terá a vida verdadeira. 36O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida. Portanto, se nesta época de incredulidade e maldade alguém tiver vergonha de mim e dos meus ensinamentos, então o Filho do Homem, quando vier na glória do seu Pai com os santos anjos, também terá vergonha dessa pessoa.
E Jesus terminou, dizendo:
- Eu afirmo a vocês que isto é verdade: estão aqui algumas pessoas que não morrerão antes de verem o Reino de Deus chegar com poder.

COMENTÁRIO

LEITURA ORANTE
Invoco a luz do Espírito Santo para a minha Leitura Orante da Palavra.
Ó Espírito Santo, dá-me um coração grande,
aberto à tua silenciosa e forte palavra inspiradora.

1. Leitura - O que a Palavra diz? (Verdade)
Leio o texto Nc 8,34-9,1
Jesus convida a segui-lo e indica o itinerário:
Primeiro, renunciar a si mesmo. O que significa isto?
Significa renunciar a toda ambição de poder, domínio, prestígio.
Em segundo lugar, o discípulo deve tomar a sua cruz e segui-lo.
Quer dizer: aceitar, até às últimas conseqüências, as dificuldades, limites, barreiras.

2. Meditação - O que a Palavra diz para mim? (Caminho)
Como discípulo/a de Jesus, sou capaz de renunciar a mim mesmo/a, ou seja,
não usar a fé, cargos e posições na comunidade para alimentar minha vaidade e poder?
Sou capaz de sofrer, renunciando ao meu bem-estar em favor de outras pessoas?

3.Oração (Vida)
Rezo com o Bem-aventurado Alberione:
Mestre: a tua vida me traça o caminho;
a tua doutrina confirma e ilumina os meus passos;
a tua graça me sustenta e me conduz no caminho do céu.
Tu és perfeito Mestre: dás o exemplo,
me ensinas e me animas a seguir-te.

4. Contemplação (Vida)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Renovo o compromisso de seguimento de Jesus e peço-lhe que abençoe o
meu desejo de bem.

"O Senhor te abençoe e te guarde.
O Senhor faça brilhar sobre ti sua face, e se compadeça de ti.
O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz" (Nm 6, 24-26).

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

LEITURAS DO DIA


Oração
Pai, revela-me a verdadeira identidade de Jesus, servo fiel,
cuja vida esteve totalmente entregue em tuas mãos.
E dá-me a graça de, como ele, ser fiel a ti.

Leitura
Gn 9,1-13

Salmo
Salmo 102(101)
O Senhor se inclinou
do seu alto
santuário, dos céus
olhou para a terra.

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 19/02/2009



A afirmação de Pedro

Mc 8,27-33

Depois Jesus e os seus discípulos foram para os povoados que ficam perto de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele lhes perguntou:
- Quem o povo diz que eu sou?
Os discípulos responderam:
- Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas.
- E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? - perguntou Jesus.
- O senhor é o Messias! - respondeu Pedro.
Então Jesus proibiu os discípulos de contarem isso a qualquer pessoa.
Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo:
- O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, três dias depois, ressuscitará.
Jesus dizia isso com toda a clareza. Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo. Jesus virou-se, olhou para os discípulos e repreendeu Pedro, dizendo:
- Saia da minha frente, Satanás! Você está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa.

COMENTÁRIO
LEITURA ORANTE
Preparo-me para a Leitura Orante, rezando,
com Santa Catarina de Sena:
Senhor, Tu me olhas e me conheces!
Entendi isso na tua luz.

1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Leio o texto do dia em Mc 8,27-33.
No Evangelho de ontem (Mc 8,22-26) o cego não enxergou totalmente, de início.
Só numa segunda tentativa, o homem enxergou perfeitamente.
O mesmo acontece com Pedro e os outros discípulos. Dizendo que Jesus era o Messias, Pedro era como o cego curado pela metade. Reconhecia o Messias, mas sem a cruz! Jesus completa a cura da visão falando que era preciso que o Filho do Homem sofresse, carregasse a cruz, morresse e ressuscitasse ao terceiro dia.

2. Meditação(Caminho)
- O que a Palavra diz para mim?
Posso me perguntar:
Aceito as verdades da fé na sua totalidade? Ou uso de meias medidas?
Aceito Jesus Cristo como realmente é, ou o faço conforme me convém?
Acolho a Palavra como é, ou a interpreto segundo meu modo de ver, para justificar minhas atitudes?

3.Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo a Jesus Mestre, com o bem-aventurado Alberione:
Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai minha fé.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, atraí todos à vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro,
dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós,
tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade,
tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus caminho,
tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Jesus Vida,
fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica
diante das pessoas.
Jesus vida, fazei que minha presença contagie a todos
com o vosso amor e a vossa alegria.

4.Contemplação/Missão (Vida)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Viverei hoje com um novo olhar: a certeza de que Jesus Cristo em quem acredito
é o Filho de Deus vivo.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

ORAÇÃO DO DIA

Oração
Pai, abre meus olhos para que, pela fé, eu reconheça teu filho

Jesus, e possa beneficiar-me da força libertadora que dele provém.

AMÉM

EVANGELHO DO DIA

Ano B - Dia: 18/02/2009



Jesus cura um cego

Mc 8,22-26

Depois Jesus e os discípulos chegaram ao povoado de Betsaida. Algumas pessoas trouxeram um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. Ele pegou o cego pela mão e o levou para fora do povoado. Então cuspiu, passou a saliva nos olhos do homem, pôs a mão sobre ele e perguntou:
- Você está vendo alguma coisa?
O homem olhou e disse:
- Vejo pessoas; elas parecem árvores, mas estão andando. Jesus pôs outra vez as mãos sobre os olhos dele. Dessa vez o cego olhou firme e ficou curado; aí começou a ver tudo muito bem. Em seguida, Jesus mandou o homem para casa e ordenou:
- Não volte para o povoado!

COMENTÁRIO
LEITURA ORANTE
Preparo-me para a Leitura Orante de hoje,
fechando os olhos por uns instantes e, colocando-me na presença de Deus, peço-lhe que toque em mim.

1. Leitura - O que a Palavra diz? (Verdade)
Leio o texto do dia: Mc 8,22-26.
Agora procuro compreender melhor o texto do Evangelho.
Algumas pessoas com visão levaram o cego a Jesus.
O cego assumiu sua cegueira.
Deixou-se conduzir pela mão por Jesus;
deixou que o levasse para fora do povoado, e cuspisse nos seus olhos,
impondo-lhe as mãos.
"Estou vendo as pessoas como se fossem árvores andando", disse o homem.
Ele via de forma confusa. Parece que lhe faltava mais luz, nitidez.
Então, Jesus impôs de novo as mãos sobre os olhos dele
e ele começou a enxergar perfeitamente.

2. Meditação - O que a Palavra diz para mim? (Caminho)
Também eu, você, confundimos pessoas com árvores, ou seja: ideal com realidade, pessoas com coisas.
O homem via sem nitidez. Às vezes, no olhar da vida, perdemos a nitidez, quando somos permissivos, damos um "jeitinho" e a nossa fé vai ficando descolorida, sem brilho, sem expressão,
sem luz, sem clareza.
O apóstolo Paulo, quando perseguia os cristãos, caiu por terra e nada enxergava.
Às vezes, não enxergamos bem dentro de nós.
Precisamos de óculos, ajuda para conseguir ver.
Esta espécie de embaçamento podem ser o nosso egoísmo, superstições,
nossas fraquezas, falta de perdão, inseguranças, mistura de crenças, inconstância, falta de solidariedade.
É preciso romper tudo isto que nos impede de caminhar.
É preciso deixar cair as "como que escamas", como aconteceu com Paulo, para ver com serenidade o que é real.
Deixemos que Jesus nos tome pela mão.
Deixemos que Ele coloque sua saliva salvadora em nossos olhos para vermos com mais nitidez as perspectivas na fé.

3.Oração - O que a Palavra me leva a dizer a Deus? (Vida)
Rezo com Paulo VI:
Oração para pedir a Fé
Senhor, eu creio, eu quero crer em Ti.
Senhor, faze que a minha fé seja total, sem reserva; que ela penetre no meu pensamento e na minha maneira de julgar as coisas divinas e as coisas humanas.

4. Contemplação e Missão - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra? (Vida)
Um novo olhar e nova disposição: Quero olhar o mundo e as pessoas como são, com o olhar transparente, livre de distorções.